Como usar os cornos

Como já terão reparado, andámos entretidos a pôr os cornos às vias do Mango. Sim, como aquilo não andava muito seguro, a malta resolveu trocar o Mango pela Fenda. Mas não era isso que queria dizer. É que, no recente reequipamento, algumas reuniões das vias mais escaladas do Mango levaram tops que consistem num par de argolas em U e respectivos “cornos”. E, se estes últimos são óptimos para fazer a manobra de colocação da corda com o objectivo de limpar a via, já não são adequados para quem pretende descer da via com o objectivo de lá voltar, muito menos para quem quer dar uma topalhada.

Assim sendo, o objectivo deste post é ensinar-vos a usar os tais cornos. “Ora”, pensará o leitor mais intrépido, “quão difícil será? Aposto que é fácil!”. Calma, é isso que vamos ver. Como já disse anteriormente, a corda nos cornos só se usa para tirar as expresses da via e, nesse caso, a corda deverá passar em ambas as “voltas” de ambos os cornos, o que não acontece nas figuras abaixo.

IMG_0718Perigo!

IMG_0719Perigo de morte!

É importante frisar que a descida é uma das manobras mais perigosas da escalada e , por isso, o material deve ser usado correctamente. Escusado será dizer que, se a corda é fácil de colocar nestes tops, também sai facilmente, pelo que, mesmo com a corda colocada correctamente nos dois cornos, as topalhadas são impensáveis.

IMG_0723

E, perguntam os froux… os leitores, se eu quiser dar uma topalhada? Nesse caso, a manobra é simples de fazer: a corda deverá passar em duas expresses, com os mosquetões cruzados, devendo ser colocada uma expresse em cada argola, entre os cornos e a parede (foi deixado espaço nas argolas para essa finalidade), como mostra a última foto:

IMG_0721Risco de queda!

IMG_0722Correcto!

Este procedimento deverá ser aplicado sempre que a via seja escalada novamente, seja à frente ou em top. Colocar as expresses directamente nos cornos, seja de que forma for (como na fotografia de cima) só serve para desgastar o material e, não menos importante, contribuir para impedir o objectivo principal da escalada: sobreviver!

Em suma, usem e abusem do reequipamento, mas com as devidas precauções, pois queremos que continuem a usar os cornos por muito tempo…