Reequipamentos de Outubro

Com os acidentes que temos registado recentemente, em Outubro voltámos a atacar em força para exterminar o Inox que ainda existe nas falésias costeiras. Na base de dados podes encontrar toda a informação sobre as vias reequipadas e as vias ainda em mau estado nessas falésias – https://www.dropbox.com/s/rw8xaw80la6bhso/Listagem_ViasIntervencionadas.xls?dl=0

No Cabo da Roca, Sector Perdido, foram intervencionadas as vias Três Aleijadinhos e Meio Grau Marca a Diferença.

Em Sagres reequipou-se a Não cais na Tentação, na Parede Grande, e começou-se o reequipamento da Inferno Roxo (a primeira via em Portugal com caso reportado de falha por SCC). Esta via ficou incompleta for falta de bateria (não está concluída – não escalar!).

No Corgas reequipou-se a Ensopado de Sapato e 8 dos 11 pontos antigos partiram com cargas muito baixas, o que mais uma vez demonstra bem o estado do material.

Em Sesimbra, no setor Vertigem, começou-se a reequipar as vias que estão em A2. Estão reequipadas a Mariscada e a Pica de Oregãos. Os tops destas duas vias já têm Tijes mas ainda não têm Cornos. Já foram furadas também as vias Trombeteiros, Tendenciosa e Malucos p’a Troca, mas ainda não estão coladas. Vamos tentar colar estas vias o mais breve possível, mas até notícia em contrário, não escalem de momento no sector Vertigem. Este sector tem muitas vias em A2 que podem partir a qualquer momento. Infelizmente, o seu reequipamento será demorado, não só porque não temos de momento titânio suficiente, mas também porque o trabalho nestas paredes é bastante complexo e demorado.

No Dente de Leão e a título de experiência por sugestão da comissão técnica da UIAA e da TITAN CLIMBING (produtor de tijes de Titânio) foram reequipadas as 3 vias que faltavam reequipar com PLX – Barrigada, Barrigada é a Morte do Artista e Trigo do Joio. Abriu-se ainda uma nova linha – Sociedade Civil – cujo grau deverá rondar o 7a. O PLX foi oferecido pela ADA Desnível. No entanto, e à luz das notícias que têm surgido sobre o PLX, não vamos usar mais este material.

No Mango reequipou-se este fim de semana com titânio a Adamastor e abriu-se uma nova linha (projeto que tinha ficado inacabado) batizado de bOrla Marítima, à direita da Tanaka no sector degraus, o grau deve rondar o 7b.

Finalmente, gostaríamos de agradecer aos equipadores que perdem dias de escalada e noites de descanso para reequipar vias para todos nós: Luís Fernandes, Peniche, Primo, Pujan, Rosado, Zé Luís, Filipe Costa e Silva, Sim Sim, Ataíde, Gaspar, Cuca (para mencionar apenas os que reequiparam em Outubro). Gostaríamos ainda de agradecer aos novos colaboradores do projeto titã que têm ajudado com questões logísticas e bases de dados – Sofia Oliveira e André Veríssimo. E voltamos a pedir a quem quiser contribuir, o faça para a conta: IBAN PT50 0023 0000 45461517584 94 SWIFT ACTVPTPL
NIB 0023 0000 45461517584 94

As nossas reservas de titânio e cola estão a zeros, pelo que contributos serão muito bem vindos. Obrigada!

Cuca a reequipar no corgas. Foto de José Luís Carvalho

Leave a Reply