SITSTART EP #6 – Carlos ‘Cuca’ Simes – Ética

JB-150501-Climbing-Escusa-1586
Carlos Simes a.k.a. Cuca

 

Neste podcast com o Carlos Simes (conhecido por todos como Cuca), poderíamos ter abordado de forma mais extensiva variados assuntos. Porque o Cuca, que é natural de Cascais, cedo largou amarras  partindo à descoberta da Europa, tendo vivido, viajado e escalado extensamente pelo velho continente o que o levou a acumular uma série larga de experiências que seriam interessantes de explorar.

 

O Cuca é um escalador multifacetado (faz desportiva, clássica, bloco,etc) e poderíamos ter explorados diversos campos, mas  pretendíamos explorar um tema concreto e a conversa centrou-se na temática da ética. Aproveitando que o Cuca estudou e escalou uns quanto anos na Escócia, tendo a oportunidade de viver a experiência “à inglesa” digamos que “bolt free”, queríamos saber como é esse tipo de escalada e como a sentiu.

 

Essa experiencia pode ver-se espelhada nas linhas arrojadas que abriu recentemente em Casal Pianos, como é o caso da via Cabo-Verdiano, em que se pode compreender o que define o seu forte sentido ético. Uns bons 15 metros de placa providas de más fissuras horizontais difíceis de usar como proteção e com provável queda ao solo que nos fazem compreender que quantos menores forem os recursos empregues mais pura, mais ética é a experiência da escalada.

 

E assim, que no estilo de headpoint o nosso maior recurso seja, talvez, uma boa Cuca 😉

 

Errata: a linha, Cabo-Verdiano, foi vista pelo Cuca e pelo Francisco Ataíde. O Francisco fez o FA e o Cuca a 1º repetição. Fica aqui a correcção e reposta a verdade dos factos (obs- somos jornalistas amadores)

 

Leave a Reply