Vertigem – um post de João Gaspar

Janeiro de 2006, durante o equipamento da “Mariscada” no setor Vertigem (Sesimbra).
Por estas alturas ainda acreditávamos que o Inox seria o equipamento mais apropriado para as paredes costeiras e que seria mais duradouro que o aço zincado… com o passar do tempo, veio a provar-se que não, descobrindo-se um efeito sobre o aço Inox nestas circunstâncias, hoje conhecido como SCC (Stress Corrosion Cracking). Das duas qualidades de Inox usadas, vulgarmente conhecidas como A2 e A4, o A2 veio a revelar-se uma verdadeira “bomba relógio”, sendo absolutamente desaconselhável escalar hoje qualquer via que tenha no seu equipamento este tipo de material, o A4 por sua vez, é mais fiável. Ainda não temos registo de pernos em A4 partidos por utilização em portugal (que eu saiba), mas está provado que irá pelo mesmo caminho do A2, apenas com mais longevidade.
Entre amigos escaladores dessa altura, equipámos todo um sector com equipamento comprado com dinheiro dos nossos bolsos, sendo o Inox já caro, achámos que o esforço financeiro valeria a pena, hoje passados dez anos ou pouco mais, todas as vias neste sector estão impróprias, deixando-nos um sabor amargo quanto a esse esforço. Alegra-nos o facto de ter havido, para além de nós, pessoas que usufruiram das escaladas destas vias com gosto e que não tenha havido nenhum acidente grave pelo equipamento até hoje.

Hoje estamos em fase de reequipamento e está a ser usado o material mais aconselhado para as zonas costeiras, o esforço é grande, pelo que todas as contribuições são bem vindas, seja por donativos, seja por vontade de trabalhar. Para já desaconselhamos totalmente a escalada neste setor.

Deixo alguns links com muita leitura para os novos equipadores, interessados em reequipar, ou mesmo equipar novas vias. Deixo também o link para o projecto Titã, para quem esteja disposto a contribuir de alguma maneira.

Um grande abraço e boas escaladas em segurança! 

João Gaspar

Links úteis:

https://www.climbing.com/skills/how-to-identify-bad-climbing-bolts/

http://www.safeclimbing.org/education.htm

http://www.camp4.com/rock/index.php?newsid=215

http://www.climbincrete.com/cms/common/pdf.php?article_id=256&split_id=2

http://upskillclimbing.blogspot.pt/2009/02/how-to-bolt-rock-climbs-and-how-not-to.html

The Problem

Everyone Can Help

Leave a Reply